DR. RAIMUNDINHO FALA SOBRE A SAÚDE EM ESPERANTINÓPOLIS

Durante a abertura da 5ª Conferência Municipal de Saúde, na última sexta-feira, 23, o prefeito Dr. Raimundinho fez um pronunciamento enfático sobre as ações que estão sendo desenvolvidas nesta área no Município de Esperantinópolis. Acompanhado do vice prefeito Lousinho do Sindicato, de secretários e vereadores, além dos conferencistas e convidados para a discussão sobre a saúde pública, o prefeito relatou como estão os andamentos de projetos, reformas, construções e equipamentos dos centros de atendimento.

Inicialmente o gestor se reportou aos Agentes Comunitários de Saúde, tecendo elogios aos trabalhos desenvolvidos por esses profissionais na área da prevenção, revelando que ao assumir e nomear sua secretária de saúde, Fabiana Ibiapina, a chamou e indicou: “Procure os agentes de saúde para auxiliar nas decisões e nas providências que você tomar”, disse, acrescentando que em Esperantinópolis eles são parceiros que dignificam o trabalho de saúde preventiva.

Ele também enfatizou que, na condição de médico, está buscando desenvolver a saúde pública que atenda cada vez melhor à população, mas reconhece as falhas. “A saúde nunca estará 100% nem aqui e nem em nenhum lugar do mundo, pois isso só seria possível se não existisse mais nenhuma doença em nenhum lugar, e isso, infelizmente nunca será alcançado. Mas temos que melhorar nossos serviços”, afirmou, reiterando que, como médico, ele tem um olhar especial sobre a saúde de Esperantinópolis, e que avanços acontecerão durante a sua gestão.

Neste sentido, já estão sendo ampliados os Postos de Saúde de Palmeiral e Centro do Coroatá, e em fase de licitação, Bom Princípio, Giquiri e Sumauma. Na sede, será construído um novo Centro de Saúde, com uma grande estrutura, todos os espaços climatizados, e dotado de infraestrutura capaz de atender mais, e de forma mais confortável aos pacientes. “Estamos buscando acordo com a igreja católica no sentido da doação de parte do terreno próximo ao matadouro para se que seja construído naquela área”, disse, afirmando que parte do dinheiro já está disponível.

Mais Médicos – ao programa do Governo Federal, o prefeito solicitou a vinda de 10 profissionais, mas somente cinco foram disponibilizados para Esperantinópolis, que ainda não chegaram para atuar, mas todos os procedimentos já foram finalizados neste sentido. “Sou adepto deste programa, mas vejo que temos que ser criteriosos, pois não se pode trazer médicos sem o devido credenciamento do Conselho de Medicina”, disse.

Programa Saúde da Família – O Município dispõe de dez equipes atuando nos povoados e cobrindo todo o território. O prefeito questionou na ocasião aos conferencistas sobre a atuação dos médicos em cada povoado. Afirmativamente todos os médicos foram avaliados pelo público, o que demonstra a qualidade do trabalho levado à população. No dia da conferência, havia médicos atendendo em Verdum e Bom Princípio, no dia seguinte, seria em Coroatá; em todos os povoados citados foi constatado atendimento regularizado por parte destes profissionais, sendo que os conferencistas levantaram discussão sobre qual o melhor médico de PSF, comprovando que o trabalho em curso é de qualidade, e que tem o aval da população.
“A discussão de quem tem o melhor médico do PSF comprova que estamos no caminho certo”, disse o prefeito, que acrescentou que outros serviços, como saúde bucal, estão sendo implantados.

Hospital Santa Marta – Atendendo com cinco médicos, que fazem procedimentos cirúrgicos e consultas, dentre os quais o Dr. Pedro Vilmar, que foi o primeiro profissional de medicina na saúde pública de Esperantinópolis. “Ao assumir procuramos o Dr. Pedro e ele, mesmo sem muita disponibilidade de tempo devido a outros compromissos, veio trabalhar conosco. Temos ainda os doutores André, Eudes, Ademar e agora está chegando o Marcos Morais para substituir outro que saiu recentemente. É uma boa equipe”, disse o prefeito e médico Dr. Raimundinho.

“Tentei de todas as formas conseguir a construção de um hospital, mas até agora nenhuma resposta foi positiva. Entretanto não vamos parar de correr atrás seja na esfera estadual, seja na federal, porém, enquanto isso, faremos uma reforma e total readequação do hospital do município, mudando a entrada para a Rua Cláudio Carneiro, retirando a lavanderia de lá e ampliando espaços de enfermaria, climatizado e melhorando a capacidade e a qualidade do atendimento”, disse o prefeito. O Hospital Santa Marta não tem nenhuma condição de ampliação devido a indisponibilidade de espaço do terreno.

Dr. Raimundinho garantiu ainda que está buscando a instalação da tubulação para que seja possível realizar entubamento, e assim o procedimento de cirurgias como vesícula, próstata e outras que ainda não estão sendo realizadas na unidade, o que garantirá ampliação de atendimento e de serviços prestados no Hospital Santa Marta. Há ainda a expectativa da construção de mais uma sala de cirurgia para pequenas intervenções na área da ortopedia. “O Dr. Ricardo, ortopedista, deverá realizar pequenas cirurgias ortopédicas, a partir desta readequação”, afirma.

Centro de Saúde Dr. Sebastião Bonfim – Está sendo reformado e readequado, com espaços específicos para várias especialidades, e deverá ser entregue à população antes do Natal, em dezembro. “Tão logo a gente entregue o Centro de Saúde, iniciaremos uma reforma nos postos dos bairros Augusto Luna e São Sebastião. Isso ainda não foi feito devido ao atraso no recebimento oficial destas obras, que já deveria ter acontecido na gestão anterior e que ainda não aconteceu. Mas já demos entrada”, afirmou o prefeito.
Sobre as reformas, de forma geral, ele disse que, “para colocar a casa em ordem, temos que passar pelos transtornos que estamos passando, mas ao final teremos prédios mais confortáveis e prontos para melhor atender ao nosso povo. Os problemas de hoje garantem a melhoria de amanhã, e todos os gestores e o povo têm que entender que na área de saúde, quanto mais a gente faz, mais é preciso fazer”, ressaltou.

CAPS e CRAS – O prefeito citou que está pleiteando a construção de um prédio para abrigar o CAPS, pois numa estrutura como a que Esperantinópolis conta hoje, que é cedida, não dá para
fazer nenhuma adequação para o melhor funcionamento. O CRAS também deverá receber um novo prédio.
Casa de Apoio, em São Luis – Pela primeira vez na história de Esperantinópolis está em funcionamento esse atendimento. “Todo paciente é encaminhado com os procedimentos devidamente pré-agendados, o que garante que as pessoas são atendidas sem perda de tempo e da forma adequada. Nesse sentido, já foram atendidas muitas pessoas em São Luis, e todos saíram satisfeitas com o atendimento, que não se trata de uma hospedagem simples, mas de um ponto de apoio, encaminhamento e acompanhamento dos pacientes que precisam de tratamento na capital”, ponderou.

Outras intervenções para melhoria da saúde – O prefeito afirmou que desde que assumiu está solicitando a aquisição de um mamógrafo junto ao Ministério da Saúde, para que possa fazer o rastreamento do câncer de mama, que está aumentando no Município.

Sobre o câncer de colo de útero, o prefeito salientou que foi feito um acordo para o diagnóstico e acompanhamento pelos enfermeiros do PSF, mas indicou que hoje existe mais de mil resultados de exames encalhados na Secretaria de Saúde, pois as pessoas não foram buscar. “Temos que conscientizar nossa população que não deixe seus exames lá, porque não resolverá assim o problema de ninguém”, disse.
Embora tenha contratado mais um bioquímico, bem como a ampliação para 50 exames por dia, há a necessidade de um novo laboratório para melhorar as condições de trabalho, pois o que existe não tem mais possibilidades de atender bem as demandas da população. “Nossa saída é terceirizar. Estamos buscando parceria para contratar um laboratório e assim fazer o serviço com mais qualidade e em maior quantidade”, afirma o prefeito, complementando que o número de ultrassonografia saltou de 160 para 540 por mês, o que é um grande avanço e garante que não haja mais as filas imensas que haviam de pessoas buscando este procedimento.

Em relação ao tratamento de doenças crônicas como asma, pressão alta, diabetes e outras, que não têm cura, mas podem ser tratadas, ele está buscando a ampliação da Farmácia Básica, que recebe do Ministério da Saúde apenas 6 mil reais mensais. “Esse dinheiro não dá nem para comprar remédio para um terço dos pacientes com diabetes. Estamos buscando formas de ampliar esse orçamento para a compra de remédios da Farmácia Básica”, disse o prefeito.

Ao final, desejou a todos da conferência que ajudassem o prefeito e os profissionais de saúde com sugestões e propostas para a real melhoria da saúde pública em nosso Município. “Critiquem, mas com sugestões que nos indique os caminhos. Não critiquem apenas jogando pedras. Precisamos construir juntos uma política de saúde que melhore a vida de todos”, finalizou Dr. Raimundinho, em seguida, declarando aberta oficialmente a 5ª Conferência Municipal de Saúde.

PARA REFLETIR:

SAÚDE DE ESPERANTINÓPOLIS – Um trabalho sendo feito ou descaso?
Algumas pessoas, de forma pessoal e de maneira mal intencionada ou com críticas sem o menor fundamento, criticam, de forma vazia a condução das ações de saúde pública em Esperantinópolis. Certamente estas pessoas não fizeram uma avaliação detalhada da situação ou sequer verificaram os avanços obtidos ou sendo buscados, como expostos pelo gestor Dr. Raimundinho na abertura da conferência de saúde.

As obras em andamento indicam melhorias, a contratação de mais profissionais de saúde mostra busca por melhor atendimento, a vinda de médicos estrangeiros, a aquisição de novos equipamentos, a ampliação dos postos de saúde da Zona Rural remetem ao progresso, a um novo tempo para a saúde dos esperantinopenses. A força de um novo tempo que está chegando e mostrando que as mudanças propostas virão de forma responsável e com planejamento.

Como bem falou o médico Dr. Raimundinho, gestor público de Esperantinópolis. “Saúde nunca alcançará os 100% de aprovação, pois as doenças não se acabarão em nenhum lugar do mundo, mas vamos trabalhar para melhorar nossa capacidade de atendimento”. E esse trabalho está sendo feito. Não se pode manchar um trabalho em execução com as cores do sangue da ira de alguns que, inconformados com o resultado obtidos nas urnas, passam a denegrir o gestor, o cidadão, o médico Dr. Raimundinho, se estendendo aos profissionais de saúde que diariamente se dedicam a difícil e louvável missão de salvar vidas.

Esperantinópolis não está 100%, nem nunca estará, pois quanto mais se faz, mas é necessário fazer. É com essa consciência que o prefeito planeja e executa as ações na área de saúde e nas demais atribuições de sua gestão. A atual administração não pode ser julgada por desmandos anteriores. Já passaram mais de 10 meses? Sim, claro. Mas os problemas de inadimplências impedindo ações deste governo, causadas por gestões anteriores ainda não foram totalmente resolvidos. Renegociações de antigas dívidas estão sendo feitas e pagas, o que onera a atual administração, mesmo assim, há avanços significativos e mais avanços virão para melhorar a vida dos munícipes, do povo esperantinopense, que merece sempre mais e melhor, mesmo que esta não seja a torcida daqueles que sofrem com a derrota das urnas e tentam imprimir no povo a marca de um negativismo irresponsavelmente, atingindo inclusiva a moral e a honra do cidadão Raimundo Jovita de Arruda Bonfim, gestor de Esperantinópolis, prefeito de todos os esperantinopenses, eleito legitimamente e pela maioria. Quem ama Esperantinópolis ajuda a carregar as pedras e coloca-las na construção de um Município melhor. Quem ama Esperantinópolis não atira pedras para todos os lados!







0 comentários:

Postar um comentário